segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Um pregador do Século XIX confronta o pós-modernismo

Por C. H. Spurgeon

Alguém pergunta, "Como posso saber qual é o evangelho?"
Você deve saber isso pesquisando as Escrituras.

"Mas uma seita diz isto, e uma outra seita diz o contrário."
O que você tem a ver com as seitas? Leia o Livro de Deus para si mesmo.

"Mas alguns homens o lêm e chegam a um parecer, e alguns outros afirmam o oposto, e assim eles se contradizem e, no entanto, estão igualmente certos".
Quem te disse isso? Isso é impossível. Os homens não podem estar igualmente certos quando eles contradizem-se mutuamente. Existe uma verdade e existe uma falsidade; se sim é verdadeiro, então não é falso. Pode ser verdade que os homens de bem têm expressado opiniões diferentes, mas você é responsável por aquilo que eles têm afirmado, ou você vai aceitar o que eles dizem porque são homens bons e, portanto, tudo o que eles acreditam está certo? Não, mas este Livro é bastante simples, não é um nariz de cera que qualquer um pode modelar do jeito que lhe fica melhor! Existe alguma coisa ensinada aqui de maneira franca e positiva, e se um homem colocar nela a sua mente, pela graça de Deus ele pode encontrá-la!

Não acredito que este livro é tão obscuro e misterioso, como alguns supõem, mas ainda que fosse, o Espírito Santo que o escreveu ainda vive, e o Autor sempre conhece o seu próprio significado: você só tem que ir a ele em oração, e ele vai te dizer o que significa. Você não se tornará infalível, eu acredito que você mesmo não vai achar que é infalível, mas você vai aprender doutrinas que são infalivelmente verdadeiras, e sobre as quais você pode firmar os pés e dizer: "Agora eu conheço a verdade e não serei enganado fora dela. "

É uma coisa grandiosa ter a verdade queimando em você, como por ferro quente, de modo que não há como tirá-la de si. Quando o sacerdote tirou a Bíblia da mão do garoto, ele pensou que tinha feito o trabalho; "Mas," disse o rapaz, "senhor, o que vai fazer com os vinte e seis capítulos que eu aprendi de coração? Você não pode tomá-los de mim. " Ainda que a memória possa falhar e, como o rapaz cresceu tornando-se um homem velho, suponho que ele pode esquecer os vinte e seis capítulos. Mas eles mudaram o seu coração e fizeram dele uma nova criatura em Cristo, e não haveria de afastar-se, apesar de o próprio Satanás haver tentado desviá-lo.

Procure conservar intacta a sagrada verdade confiada a você por crer, e crer na verdade toda. Leia a Palavra para descobrir o que é o evangelho, e se esforce para recebê-lo e aceitá-lo em seu interior para sempre.

Em seguida, como bons administradores, temos de manter a causa da verdade contra quem quer que seja.

"Nunca se meta em controvérsias religiosas", dirá alguém; interpreto isso como: seja um soldado cristão; mas deixe a sua espada enferrujar na bainha, e escorregue para o céu como um covarde.

Esse conselho não posso aprovar. Se Deus chamou você pela verdade, se empenhe em manter a verdade, a qual tem sido o sentido de sua salvação. Não devemos ser brigões, sempre discutindo a cada contrariedade aos nossos caprichos; mas naquilo que nós aprendemos como a verdade do Espírito Santo, não podemos consentir em ver rasgados os padrões que nossos pais defenderam com seu próprio sangue.

Esses são tempos em que a verdade deve ser mantida zelosamente, com veemência, continuamente. Agir ligeiro e solto como muitos fazem, acreditando nisso hoje e naquilo amanhã, é a marca segura dos filhos da ira. Mas tendo recebido a verdade, se apegar à sua inteireza como Paulo ensinou a Timoteo, é um dos deveres dos herdeiros do céu. Esteja pronto a defender a verdade, e Deus dará a vitória aos fiéis.

Temos de crer no evangelho e firmemente defendê-lo, pois esse é o nosso compromisso com a verdade.

(Tradução livre.)

Nenhum comentário: